jornalismo, ciência, juventude e humor
Uma matemática brasileira entre cinco jovens cientistas premiadas de todo o mundo

Ministério de Relações Exteriores da Itália concede o Science, She Says! a uma pesquisadora por cada grande região do planeta

 

A matemática brasileira Jaqueline Godoy Mesquita, 37 anos, professora da Universidade de Brasília (UnB), recebeu na manhã desta segunda-feira, 6 de março, em Roma, Itália, o “Science, She Says! Award” para a toda América Central, do Sul e Caribe.

Esta é a primeira edição do prêmio criado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália para destacar o protagonismo de cientistas mulheres em distintas áreas da produção do conhecimento científico e tecnológico, nas várias regiões do planeta .

Além de Jaqueline Mesquita, foram reconhecidas pela relevância do trabalho científico em seus países, a bióloga sul-africana Nerissa Naidoo (África e Meio Oriente), a física estadunidense Lindsay Bassman Oftelie (América do Norte), a pesquisadora de novos materiais chinesa Anche Nan Yang (Ásia e Pacífico) e a cientista da computação albanesa Ornela Dardha, radicada no Reino Unido (Europa). Todas têm idade abaixo de 40 anos.

Jovens cientistas premiadas: a partir da esquerda, diplomata Guidi, representando Yang, Naidoo, Oftelie, Jaqueline Mesquita e Dardha1

O site italiano https://www.askanews.it/ resumiu hoje a contribuição dessas jovens trabalhadoras da ciência nos seguintes termos: “Nerissa Naidoo foi reconhecida por seu compromisso em melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência; Jacqueline Godoy Mesquita, por suas descobertas inovadoras no campo das equações diferenciais; Lindsay Bassman Oftelie, por sua capacidade de apresentar abordagens multidisciplinares nos estudos de inteligência artificial e física quântica; Ornela Dardha, por suas investigações aprofundadas sobre a nova sociedade tecnológica; e, finalmente, Nan Yang, pela atenção à questão da sustentabilidade energética.

 

Natural de Roraima, Jaqueline Godoy Mesquita é um talento reconhecido no Brasil já há alguns anos e, por isso mesmo, foi uma das 10 mais influentes e talentosas jovens cientistas brasileiras perfiladas pelo Ciência na Rua, em março de 2021, em comemoração ao mês das mulheres (https://ciencianarua.net/mes-das-mulheres-jaqueline-godoy-mesquita/). Neste ano, ainda vamos falar mais dela.  Nos próximos dias, aguardem.

 

Compartilhe:

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade