jornalismo, ciência, juventude e humor
Partido militar, milícias… e o Estado?

Ciência na Rua realiza na quarta-feira, 15, webinar com Bruno Paes Manso e Piero Leirner

Soldier on the top of a mountain Army boots. Black lacquered soldier’s boots. Soldiers on the March.

“Partido militar, milícias… e o Estado?” é o tema de abertura da série de webinars “Novos estudos para decifrar o Brasil contemporâneo” a que o Instituto Ciência na Rua dá início na próxima quarta-feira, 15 de setembro, às 11 horas, com transmissão ao vivo no YouTube. Vão debatê-lo os autores de dois dos mais importantes e brilhantes livros sobre o panorama atual do país (e suas raízes) lançados no ano passado, ou seja, Bruno Paes Manso, responsável por A república das milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro, e Piero C. Leirner, autor de O Brasil no espectro de uma guerra híbrida: militares, operações psicológicas e política em uma perspectiva etnográfica.

Outros respeitados pesquisadores do campo das ciências sociais e das humanidades já estão escalados para dialogar quinzenalmente com o público – em especial com representantes de suas faixas mais jovens –, até dezembro. O Ciência na Rua se propõe, dessa forma, a contribuir para um debate fecundo sobre características marcantes da sociedade brasileira recentemente mapeadas ou revistas por estudiosos, entendendo que ele é hoje fundamental para ancorar ações políticas voltada à defesa efetiva da democracia, sob grande risco nesse instante.

Nesse sentido, a apresentação que Bruno Paes Manso faz das milícias e suas relações com policiais, traficantes, políticos, militares etc, num cenário em que a ausência real de Estado amplifica dramáticas carências socioeconômicas e enraizada violência, é um prato cheio para um olhar mais de frente para o país que hoje constituímos.

Em paralelo, a abordagem inovadora que Piero Leirner faz da participação dos militares na vida política e institucional do país, a partir do conceito de guerra híbrida – que tem em seu horizonte uma “dominação de espectro total” –, pode se mostrar como outra peça-chave no mosaico que estudiosos do campo das ciências sociais e humanidades vem montando para entender onde estamos, como e por que chegamos a esse ponto no país chamado Brasil.

Para quem não o conhece, vale saber que Bruno Paes Manso é jornalista e cientista político, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e autor também de A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil, em coautoria com Camila Nunes Dias, lançado em 2018 pela Todavia. Piero C. Leirner é antropólogo, professor titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e desde o começo dos anos 1990 vem estudando e publicando vários trabalhos relacionados aos militares, guerras e hierarquia.

O debate será moderado por Mariluce Moura, diretora do Instituto Ciência na Rua, que dividirá a ala jornalística do webinar com Flavia Lima, editora de Diversidade e ex-ombudsman da Folha de S. Paulo.

Compartilhe:

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade