jornalismo, ciência, juventude e humor
Nutricionistas e agrônomos dão dicas de como escolher vegetais

com informações da Nutrientes Para Vida
foto da home: Circe Denyer

Na segunda-feira, 5 de agosto, nutricionistas e agrônomos estarão no Terminal Jabaquara da EMTU, zona sul de São Paulo, orientando a população sobre como escolher frutas, legumes e verduras. A ação também visa a ressaltar a agricultura sustentável, o manejo responsável do solo e da adubação e chamar atenção para o desperdício de alimentos.

Estarão em exibição vegetais especialmente cultivados por estudantes do curso de agronomia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Os acadêmicos induziram, sob condições controladas, deficiências de nutrientes nas plantas para demonstrar como a adubação inadequada na agricultura pode afetar a aparência e a qualidade dos alimentos consumidos pela população.

A ação é promovida pela Iniciativa Nutrientes para a Viva (NPV). De acordo com o engenheiro agrônomo e florestal Valter Casarin, coordenador científico da Iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), os nutrientes são o fundamento da cadeia alimentar. Eles regulam o metabolismo da planta, formando a base da produção vegetal para alimentar diretamente o homem. “O correto fornecimento de nutrientes no campo melhora a qualidade dos alimentos e é fundamental para a saúde humana. A nutrição equilibrada de frutas, legumes e verduras também é relevante no enfrentamento ao desperdício. Alimentos com deficiência não apresentam aparência saudável, duram menos e se perdem em pouco tempo. Além disso, quanto mais se desperdiça, mais cara fica a comida que chega à mesa das pessoas”. Casarin pondera que o suprimento insuficiente de nutrientes no campo pode desencadear debilidades no desenvolvimento de plantas, legumes, frutos e folhas. Isso, por consequência, tem impacto direto na qualidade do alimento e no aumento dos índices de desnutrição humana.

De acordo com o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni, isso tem impacto importante inclusive na saúde pública, já que a desnutrição possui peso relevante nas estatísticas de doenças e mortalidades. “É o estopim para o desenvolvimento de outras doenças graves”, pondera. “A pessoa desnutrida tem mais infecções e fica mais frágil, sofrendo perda de peso, de apetite, cansaço, estado depressivo, falta de energia e diarreia persistente, por exemplo”.

As crianças terão espaço só delas: com o intuito de disseminar conhecimento de qualidade, sempre embasado em trabalhos e estudos científicos, a iniciativa NPV distribuirá aos pequenos lápis de cor e a cartilha Diversão com o time dos nutrientes das plantas, para colorir. A ideia é conscientizar os cidadãos desde a infância sobre a importância dos nutrientes para as plantas e, consequentemente, para todos os seres humanos que dependem dos diversos produtos cultivados em um solo saudável para sobreviver.

Presente no Brasil desde 2016, a Nutrientes Para Vida (NPV) é uma iniciativa que possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Seu objetivo é esclarecer e informar a sociedade sobre os benefícios dos fertilizantes (ou adubos) na produção dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.

Compartilhe:

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade