Publicação traz dezenas de reportagens, artigos e fotos
A Fapesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, lançou em sua celebração solene dos 60 anos da instituição, na quarta-feira, 25 de maio, a edição impressa do livro Fapesp 60 anos: ciência, cultura e desenvolvimento, organizado por Carlos Vogt, Herton Escobar e Mariluce Moura, com edição de arte de Mayumi Okuyama. O trabalho, estruturado em 10 fascículos sobre temas que visam a uma compreensão mais global da natureza da agência, de seu papel decisivo no desenvolvimento da produção científica em São Paulo e de seu impacto na ciência brasileira, vinha sendo publicado online desde julho de 2021 e permanece disponível em https://60anos.fapesp.br/livro/#/.
Sob a coordenação de Vogt, ex-presidente da Fapesp e ex-reitor da Unicamp, entre outros cargos, a preocupação da equipe responsável pelo livro foi, desde o início, revelar em linguagem clara e atraente, tanto textual quanto visual, aspectos fundamentais que fazem da agência de fomento paulista uma peça-chave, e das mais relevantes, no cenário da ciência e da tecnologia brasileiras. O alvo era, em especial, um público que não conhece intimamente a fundação, embora sinta interesse por ela. E a maneira de apresentá-la sem contar uma história exaustiva, mas também sem descurar da essencialidade do tempo em sua existência, foi adotar uma abordagem jornalística, permitindo que passado e futuro transitassem organicamente na narrativa a partir de uma atenção inicial aos fatos da vida presente da instituição.
O olhar jornalístico se constrói também com muitos personagens falantes e as peripécias que contam. E elas realmente falam no presente ou, via resgate dos repórteres que atuaram no trabalho, desde algum ponto desse passado de seis décadas que criou e consolidou a Fapesp. Assim, em termos de concepção formal, cada fascículo foi construído com três reportagens e dois artigos de pesquisadores destacados – à exceção do primeiro que traz um só artigo, o do presidente da fundação, Marco Antonio Zago.
Participaram dessa empreitada cheia de fascínio e riscos os repórteres Bruno de Pierro, Domingos Zaparolli, Eduardo Geraque, Evanildo da Silveira, Laura Araújo, Márcio Ferrari, Maria Hirszman, Marina Gomes e Ricardo Muniz. O fotógrafo Léo Ramos é autor de boa parte das fotos, feitas originalmente para a revista Pesquisa Fapesp.
São autores dos artigos, além de Zago, Demi Getschko, Dimas Covas, Eunice Prudente, Gersem Baniwa, Geciana Porto, Giselle Beiguelman, Helena Nader, João Carlos Salles. José de Souza Martins, Lilia Moritz Schwarcz, Luiz Davidovich, Marta Arretche, Mayana Zatz, Olival Freire Jr., Paulo Artaxo, Renato Janine Ribeiro, Sergio Salles-Filho e Vanderlan. S. Bolzani.