jornalismo, ciência, juventude e humor
Gatos sabem os próprios nomes, só ignoram os donos por opção
Comportamento animal

por | 4 abr 2019

foto da home: Arashah – CC BY-SA 4.0

 

Uma análise do comportamento de gatos domésticos feita no Japão concluiu que os felinos reconhecem o próprio nome, de acordo com reportagem publicada da revista NewScientist. Na pesquisa, a equipe liderada por Astuko Saito, da Universidade Sophia, foi às casas onde vivem os gatos e a cat cafés (bares ou cafés com muitos gatos, onde os clientes podem interagir com eles) e conduziu diferentes experimentos para descobrir, analisando os movimentos das orelhas, cabeça, cauda e patas, se os animais conseguiam distinguir seus nomes de palavras similares, inclusive pronunciados por vozes não familiares.

Em um dos experimentos, sem que o dono estivesse à vista, a equipe reproduziu a gravação dele dizendo, com intervalos de 15 segundos, quatro palavras com o mesmo tamanho e tonicidade que o nome do gato, cuja gravação era reproduzida em seguida. Nesse experimento, 11 dos 16 gatos mostraram diminuição da atividade entre a primeira e a quarta palavras, sugerindo que estavam se acostumando com as gravações. Dos 11, nove reagiram ao ouvir o próprio nome, sugerindo que o reconhecia. Os gatos que não demonstraram se acostumar com as palavras foram excluídos da análise.

Em outro experimento, feito com gravações de uma voz desconhecida pelos gatos, 20 de 33 gatos se acostumaram às palavras e, desses, 13 reagiram ao próprio nome.

Ou seja, se seu gato não vem quando você chama, provavelmente é porque ele não quer. “Gatos não evoluíram para atender a chamados humanos”, disse Saito à NewsCientist. “Eles vão se comunicar com os humanos quando quiserem. O gato é assim.”

 

O artigo, publicado na Scientific Reports, pode ser lido em DOI: 10.1038/s41598-019-40616-4.

Compartilhe:

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade