Três respeitados pesquisadores – os professores Glória Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Licio Velloso, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Adriano Andricopulo, da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com os jornalistas de ciência Herton Escobar, do Jornal da USP, e Mariluce Moura, do Ciência na rua, vão conversar virtualmente nesta quinta-feira, 23, das 11:00h às 12:00h, com jornalistas, comunicadores populares e outros interessados sobre desafios e impasses do tratamento da Covid-19. O link para se inscrever no webinar é https://zoom.us/webinar/register/WN_7QOpz72zSFun6bkzJM-vx.
Atingido o limite de inscrições para participação na conversa, os interessados podem acompanhar a apresentação e debates também pelo canal do YouTube do Cidacs/Fiocruz e enviar seus comentários.
O webinário é organizado pelo Projeto Ciência na rua, Rede CoVida e Agência Bori. Veja quem são os participantes:
-
- Glória Teixeira, médica epidemiologista, é professora titular e foi diretora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC-UFBA), tem larga experiência na pesquisa epidemiológica de doenças infecciosas, incluindo doença de Chagas, dengue, mais recentemente zika e chikungunya, e agora covid-19. Ela integra a Rede CoVida formada pelo Cidacs-Fiocruz e UFBA para analisar diariamente as evidências fornecidas pelos artigos sobre o novo coronavírus. Foi coordenadora Nacional da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde no começo dos anos 1990.
-
- Lício Velloso, médico, é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e, na força tarefa contra o novo coronavírus criada pela Unicamp, coordena a Frente de Ensaios Clínicos. Coordenador do Centro de Pesquisas em Obesidade e Comorbidade, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fapesp (Cepids), é um dos dois coordenadores de um ensaio clínico com 180 pacientes internados no Hospital de Clínicas com quadro de edema pulmonar confirmado por exame de tomografia para testar a eficácia de dois medicamentos já aprovados para uso humano no tratamento da inflamação aguda e de rápida progressão que tem levado à morte parte dos infectados pelo Sars-CoV-2.
-
- Adriano Andricopulo, químico, é professor titular do Instituto de Física de São Carlos da USP, diretor executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e foi presidente da Sociedade Brasileira de Química. Seus principais interesses de pesquisa se concentram em química medicinal, com particular ênfase no desenvolvimento de novos fármacos e tratamentos para doenças tropicais negligenciadas e câncer. É coordenador de transferência de tecnologia do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um dos Cepids da Fapesp, e coordenador científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia BioNat.
-
- Herton Escobar – Jornalista especializado na cobertura de Ciência e Meio Ambiente, é repórter especial do Jornal da USP e colaborador internacional da revista Science. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo desde 2000 até 2018, onde abordou temas que abrangem pesquisa básica, política científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.
-
- Mariluce Moura – jornalista de ciência e pesquisadora, é criadora e coordenadora do projeto Ciência na rua, voltado a investigação e disseminação de novas formas de divulgação científica para jovens de 14 a 25 anos, em especial nas camadas de baixa renda.