Quem sempre teve vontade de fazer uma experiência científica num laboratório incrível tem agora uma grande oportunidade.  Estudantes do ensino médio do mundo todo poderão inventar e realizar um experimento científico em um dos aceleradores de partículas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

É o Beamline for Schools, um concurso que está na quinta edição e leva equipes alunos e treinadores para fazer pesquisa nos aceleradores de partículas, durante 10 ou 12 dias. A viagem toda é custeada pelo CERN.

Acendeu a faísca?

Para participar, o grupo precisa enviar uma proposta escrita com mil palavras e um vídeo de um minuto, em inglês, contando o que pretende realizar. As inscrições vão só até sábado, 31/03.

As equipes vencedoras ganham uma viagem ao CERN para realizar a experiência, certificados, camisetas para os membros e um detector de raios cósmicos (CosmicPi) para a escola!

As inscrições podem ser feitas pelo site do concurso. O anúncio das equipes vencedoras ocorrerá em junho. As atividades no CERN estão previstas para o mês de setembro.

Mais informações: http://beamline-for-schools.web.cern.ch/.

Este é o vídeo da edição de 2017, que teve a participação de cinco estudantes brasileiros.