Duda Menegassi, ((o)) eco
Pela primeira vez em mais de 70 anos, nascem onças-pintadas de vida livre em Iberá. Com os dois filhotes, população chega a 10 onças
Pela primeira vez em mais de 70 anos, a região pantanosa do Iberá, no norte Argentina, testemunhou o nascimento de onças-pintadas em vida livre. Os dois filhotes são um marco para a equipe da Fundación Rewilding Argentina, responsável pela iniciativa de trazer as onças de volta aos Esteros del Iberá, onde haviam sido extintas há sete décadas. O flagra oficial dos recém-nascidos foi feito por armadilhas fotográficas que filmaram a mamãe onça carregando seus filhotes na boca e divulgado nesta quinta-feira (21).
Os dois recém-nascidos são fruto da união de Arami, uma das primeiras onças nascidas no Centro de Reintrodução Yaguareté (CRY), e Jatobazinho, uma onça de vida livre que foi resgatada de uma escola rural no Brasil e doada ao projeto argentino em 2019. O acasalamento entre os dois ocorreu na natureza.
O nascimento dá início a uma nova geração de onças-pintadas na região, completamente selvagem, e aumenta as esperanças dos pesquisadores envolvidos no projeto de ver uma população saudável da espécie se restabelecer em Iberá.
“Se ambos os filhotes sobreviverem – algo que saberemos nas próximas semanas – a população de Iberá terá dez onças livres, o que é extremamente importante, considerando que em toda a região do Chaco Argentina estima-se que apenas cerca de 15 indivíduos sobrevivem”, destaca o diretor de conservação da Fundación Rewilding Argentina, Sebastián Di Martino.
Das oito onças soltas, quatro também são filhotes, mas que nasceram dentro do centro de reintrodução e depois foram soltos com suas mães. Assista ao vídeo: