Texto e ilustração: Mateus Bravin Lopes*
Muito prazer, me chamo Belinha e eu adoro ciência. Gosto muito de ver como a ciência está no nosso dia a dia, dentro da nossa casa.
Eu não sei como é aí na sua casa, mas quando minha mãe vai lavar louça ela gosta de ouvir louvor. O celular dela não toca alto, mas ela coloca dentro da panela e o volume aumenta. Parece mágica mas na verdade é ciência. E eu posso explicar.
Vamos começar pelo início. O som é uma forma de energia que se propaga na água, no ar. Na verdade, ele se propaga em qualquer meio, pode ser um objeto ou qualquer material, como madeira ou metal. É como se ele andasse pelas coisas. Ele se propaga por meio da vibração.
O som é uma onda invisível que pode ter mais ou menos dificuldade para percorrer alguns materiais. Não ouvimos muito bem embaixo d’água, já no ar o som se propaga melhor. Mas vai depender de algumas características dele, como intensidade, altura e duração. O que explica o som mais alto do celular na panela é a intensidade.
A intensidade do som dá a sensação de volume. Tem a ver com a força da vibração que provoca esse som. Por exemplo, o alto-falante de um carro tem mais intensidade que um celular e por isso podemos ouvir de longe. O celular não consegue provocar ondas sonoras muito fortes, e como o som se propaga pelo ar, ele acaba se espalhando para os lados, ficando mais fraco.
O que acontece com o celular dentro da panela é que as ondas de som não se dispersam tanto. Elas saem por uma mesma saída, no caso a boca da panela. A intensidade é a mesma, mas o som vai ser direcionado para um dos lados e assim dá pra ouvir melhor.
Dá pra perceber isso fazendo um experimento. Com um celular mesmo ou com a própria voz. É só você pegar uma folha de papel e enrolar como um cone. A parte menor vai na frente da boca e quando você falar, sua voz vai ser mais bem projetada. Vai soar mais alto (nota: tecnicamente, o correto seria “mais forte”, já que “alto” teria o sentido de “agudo”).
Vou compartilhar uma dica de conteúdo. Tem o Manual do Mundo, um canal do YouTube muito legal que fala um pouco sobre ciência. Lá tem centenas de vídeos com vários experimentos e alguns dá pra fazer em casa. Tem até um vídeo sobre como fazer seu próprio alto-falante.
Eu volto semana que vem com mais ciência em casa.
*Este texto teve consultoria de Ana Carolina Bezerra, física licenciada pela USP e jornalista de ciência