jornalismo, ciência, juventude e humor
O calor no inverno

por | 28 ago 2024

Tatá explica, do ponto de vista da física, o que é o calor

ilustração: @paozinho_celestial

Duas semanas atrás, finalmente me liguei de que estamos no ou deveríamos estar na temporada de inverno e, como sabemos, essas mudanças climáticas drásticas são consequência do aquecimento global (e ainda há quem não acredite).

O clima de São Paulo me lembrou muito um deserto naqueles dias: quente durante o dia e frio durante a noite. Como se não bastasse estar quente, está muito seco, e podemos aguardar algumas crises de rinite.

Quando falo sobre deserto, todos lembramos de areia, né? Você sabe por que a areia fica tão quente? Na praia mesmo, trazendo um exemplo mais próximo, quando o tempo está muito quente, a areia também fica. Mas por quê?

A areia fica quente porque absorve a radiação provinda do Sol. A capacidade de calor específico (quantidade necessária de calor para aumentar a temperatura material) da areia é muito baixa, e por isso ela aquece rapidamente, visto que, na praia, fica exposta à radiação.

Outro fator é a condutividade térmica, ou seja, o quanto o calor pode “caminhar” pelo material. Há duas classes de materiais, os condutores e os maus condutores (ou isolantes — eu, particularmente, não gosto de da palavra “isolante”, porque o calor passa, mesmo com dificuldade). Quando o material tem baixa capacidade de conduzir calor, a energia tende a se acumular na superfície, tornando a camada mais externa mais quente do que a mais interna. Uma barra de ferro esquenta facilmente porque o ferro é um bom condutor, e a energia espalha-se rapidamente por todo o objeto.

Falei sobre calor, mas não relembrei vocês sobre o que ele é. Sendo o mais simples e sucinta possível, calor é energia térmica em trânsito. Então, quando falamos de tempo meteorológico, estamos querendo dizer sobre quente ou frio, temperatura alta ou baixa. Usamos a palavra calor no sentido errado, mas essa é a mágica da linguagem, conseguimos expressar o que queremos e todos entendem, mesmo que não seja o seu significado exato.

E radiação, sabe o que é? É a emissão ou transmissão de energia na forma de ondas ou partículas através do espaço ou um meio material.

Falamos de areia, mas isso vale para os pisos das nossas casas, pois os que possuem baixo calor específico tendem a esquentar mais rápido e aqueles que têm calor específico alto, continuam mais frescos.

Agora que sabemos q os materiais (todos) possuem a capacidade de calor específico (que, hoje, são tabeladas), podemos pensar em construções.

A forma como o piso é aplicado depende também do calor específico. Com esse número, podemos definir qual a distâncias que cada piso/azulejo precisa ter um do outro, pois quando o material esquenta muito, ele tende a dilatar, ou seja, aumentar de tamanho, e os espaços entre eles são necessários para não quebrarem.

Por momentos assim eu penso se a engenharia talvez não seja uma boa opção também, para o futuro… Até lá, sigo na cosmologia.

Compartilhe:

Colunistas

Luiza Moura

Luiza Moura

Thaciana de Sousa Santos

Thaciana de Sousa Santos

Vinicius Almeida

Vinicius Almeida

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade