por Thaciana de Sousa Santos
Pensei muito em como começaria esse texto. Queria que todas as minhas notícias fossem boas, mas não são. Fiz as provas de recuperação, em Física e Cálculo 1 e, infelizmente, fui reprovada em física.
Quando saí da sala, estava confiante, achei que tinha tirado a nota que precisava, até mais. Quando fiquei sabendo da nota, foi um choque. Entrei em desespero, me senti incapaz, fiquei com vontade de chorar, mas logo me recompus.
Eu não fui a única reprovada logo no primeiro semestre. Alguns dos meus amigos foram reprovados em Física, e em Cálculo também. Acredito que estávamos todos despreparados para a vida universitária.
A dificuldade que todos sentimos não foi um problema exclusivamente nosso, ele é mais amplo na área de exatas, e não é recente. Há um certo descaso com os alunos em não haver as matérias de Física zero e Pré-Cálculo antes de Física 1 e Cálculo. Sei que o curso de física não é medicina para ter 6 anos de graduação, mas o atual formato de currículo parece selecionar cientistas, não prepará-los.
Antes de terminar o semestre, muitos alunos desistiram das matérias, eu fui uma delas: tranquei Vetores, porque é melhor uma reprovação do que duas. Sei de alguém que trancou o curso mesmo, não era o que esperava, e o contato com a faculdade não foi bom.
Ainda não sei como vou encarar as dificuldades daqui para a frente, não sei o quanto essa reprovação vai me afetar. Sei que não é o fim do mundo e é só refazer a matéria.
Não era o ideal, mas eu não estou sozinha, não é um problema que só eu vou enfrentar. Isso me conforta um pouco, me deixa mais tranquila. Eu me esforcei, fiz o que pude, lidei com todos os meus sentimentos, como a incapacidade. Não foi o suficiente, mas nem tudo está perdido.
Sei que quando as coisas não saem como queremos ou o esperado, nos frustramos. Eu sei. Mas não foi um tempo perdido. Nem tudo foi em vão. Amadureci, aprendi que a responsabilidade na universidade é diferente, que preciso correr atrás do que perdi, em quê tenho dificuldade.
Está tudo bem, a raiva já passou. Pelo menos eu passei em Cálculo, posso continuar com as outras matérias e fingir que nada aconteceu (por enquanto), e talvez no ano que vem, eu enfrente Física 1 de novo ou adie até estar pronta.
Obrigada por quem torceu por mim, acompanhou o aflito caminho que segui no primeiro semestre. Espero que o próximo seja melhor e que esse contratempo não me faça desistir. Ainda tenho muito caminho para percorrer.
Espero vocês na semana que vem!
Thaciana de Sousa Santos, a Tatá, é estudante de graduação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e escreve semanalmente para o Ciência na Rua