jornalismo, ciência, juventude e humor
Iniciativa compila dados sobre vazamento de óleo que atinge costa brasileira

Foto: Leo Malafaia / Vaza Óleo

A falta de informações sobre a catástrofe ambiental causada pelo petróleo que atinge a costa brasileira desde setembro incomodou o fotógrafo Raul Aragão e o levou a criar o Vaza Óleo, um movimento socioambiental de engajamento consciente que busca compilar em uma plataforma digital todas as informações e dados levantados, conversas, pesquisas e entrevistas com pessoas envolvidas de alguma forma com o vazamento e suas consequências. Raul, fotógrafo profissional desde 2008, é muito conhecido nas redes sociais, tendo 445 mil seguidores no Instagram.

“Nossa ideia é facilitar o acesso da população e conectar os diversos grupos afetados por esse desastre na busca de soluções colaborativas para os locais impactados”, explicou ao Ciência na rua o jornalista Leandro Barbosa, diretor de conteúdo da plataforma e repórter freelancer para a Ponte Jornalismo e o The Intercept Brasil. O objetivo do Vaza Óleo, contou ele, “é acima de tudo dar voz para pessoas que vivem nas regiões atingidas e engajar pessoas em prol da conservação ambiental”.

Os voluntários do projeto fazem um clipping de tudo que sai sobre o desastre e participam de grupos, que variam de pesquisadores a comunidades atingidas, para trocar informações. “Por meio delas nos mantemos informados sobre o que acontece in loco ou das produções científicas”, explicou Barbosa. Com essa rede de voluntários e instituições parceiras, planejam aumentar o alcance da iniciativa.

Quem quiser colaborar com o Vaza Óleo, pode encaminhar informações por e-mail, Twitter ou Instagram (@vazaoleo, em ambas as redes). Para quem for enviar fotos, o ideal é que elas tenham o timestamp (ou seja, a informação, no próprio arquivo, sobre quando a foto foi feita).

 

Compartilhe:

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade