jornalismo, ciência, juventude e humor
Inflação, esse dragão cheio de mistérios

Por Vinicius Almeida

No vídeo desta semana, nosso colunista de ciências econômicas busca elucidar alguns dos mistérios básicos desse fenômeno que, mesmo quando domado, ainda assombra  milhões de pessoas. 

Representada por um dragão, muito falada e pouco entendida, indesejada e francamente hostilizada pela maioria das pessoas, a inflação é um desses mecanismos centrais no funcionamento da economia capitalista.

Não se sabe quem, aqui no Brasil, nos anos 1980, a representou pela primeira vez como um dragão, mas faz todo o sentido a associação do fenômeno com o monstro mitológico, e sua popularização, quando lembramos que, no ano de 1989, a inflação acumulada atingiu o impressionante índice de 1.764,87%, o maior de toda a nossa história (ainda curta, é verdade!). Hoje, no acumulado de 12 meses, ela nem chega a 4%, apesar de todo o alarido produzido em torno do índice pela presidência do Banco Central.

Pois são alguns dos mistérios básicos da inflação e seus índices que nosso colunista Vinicius Almeida, o Vinne,  busca elucidar no vídeo desta semana.


Vinicius Almeida, o Vinne, é estudante de ciências econômicas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP)

Compartilhe:

Colunistas

Luiza Moura

Luiza Moura

Thaciana de Sousa Santos

Thaciana de Sousa Santos

Vinicius Almeida

Vinicius Almeida

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade