Um tipo de vaso sanguíneo até então desconhecido foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, de acordo com nota da revista Newscientist. Os vasos ligam a superfície dos ossos à cavidade interna, e a novidade pode ajudar a esclarecer o funcionamento de doenças como osteoporose.
A descoberta aconteceu após a equipe do pesquisador Matthias Gunzer usar substâncias químicas para tornar transparente o osso de um rato e notar os minúsculos vasos vermelhos, que chamaram de transcorticais. Mais tarde, constataram a presença do mesmo tipo de vaso em ossos humanos.
A medula óssea é onde são produzidos anticorpos e, nos ratos, os vasos transcorticais se revelaram um canal importante para a liberação dessas células. O mesmo pode acontecer em humanos, disse Gunzer à revista norte-americana. No ano passado, outro grupo de pesquisadores encontrou vasos semelhantes entre o tecido encefálico e a medula óssea do crânio de ratos. Ao se induzir derrame ou meningite nesses ratos, as células imunes usavam esse canal para chegar ao cérebro, presumivelmente em resposta aos danos. Não se sabe ainda, porém, se seres humanos têm vasos semelhantes no crânio.
O estudo foi publicado na Nature Metabolism.