jornalismo, ciência, juventude e humor
Parentes ancestrais dos crocodilos evoluíram para dieta herbívora ao menos 3 vezes
Paleontologia

por | 28 jun 2019

imagem: Smokeybjb – CC BY-SA 3.0

Pesquisa desenvolvida pelo Museu de História Natural de Utah em Salt Lake City, nos EUA, demonstrou que alguns crocodiliformes tinham dieta herbívora, de acordo com reportagem publicada na revista NewScientist. Já havia hipóteses sobre isso, baseada nos formatos de alguns dentes encontrados, mas sem comprovação.

Agora, os pesquisadores averiguaram sistematicamente a complexidade desses formatos, a partir de dentes de 16 espécies extintas do grupo, que existe há cerca de 200 milhões de anos. Desses, oito eram herbívoros, como o Pakasuchus, cujos dentes se alinhavam muito juntos, como os de um mamífero, indicando que ele mastigava o alimento. Ao menos uma das outras espécies tinha dieta onívora.

Encaixando as espécies nas árvores familiares do grupo, descobriu-se que as espécies herbívoras apareciam em vários galhos. “O mais interessante que descobrimos foi a frequência com que os crocodiliformes comiam plantas. Nosso estudo indica que os dentes com formas complexas, de onde inferimos a dieta herbívora, aparecem nos parentes extintos dos crocodilos ao menos três vezes, talvez seis”, disse Keegan Melstrom, principal autor do artigo e doutorando da Universidade de Utah ao site da instituição. Ele destacou ainda o sucesso evolutivo da dieta, já que os crocodiliformes herbívoros viveram em diferentes continentes durante diferentes períodos.

Desde o fim da era dos dinossauros, porém, o grupo tornou-se carnívoro, embora eventualmente possa comer vegetais. Os motivos dessa mudança não são claros. Como disse Melstrom à NewScientist, “muita coisa mudou nos últimos 66 milhões de anos”.

Crocodiliforme da espécie Pakasuchus

 

 

Compartilhe:

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade