jornalismo, ciência, juventude e humor
Bactéria “inteligente” impede alastramento de câncer

Testes em animais mostraram que bactérias modificadas geneticamente podem interromper o crescimento de tumores e disparar uma resposta imune que impede o alastramento de câncer, de acordo com reportagem publicada na NewScientist.

Tumores sólidos têm diversas maneiras de impedir que o sistema imune os ataquem, seja bloqueando a entrada de células imunes, seja liberando substâncias que “dizem” a essas células para não atacar. Isso, no entanto, os torna vulneráveis a infecções bacterianas e virais que seriam rapidamente debeladas em outras partes do corpo. Desse princípio partiram Rreyan Chowdhury e seus colegas, na Universidade Columbia, em Nova York, EUA, para criar uma bactéria que infecta o tumor e passa a se multiplicar. Depois que o número de bactérias atinge determinado limite, elas estão programadas para se auto-destruírem e liberarem um anticorpo no tumor, que passa a ser atacado pelo sistema imune.

O anticorpo liberado pela bactéria se liga à proteína CD47, encontrada na superfície de algumas células de câncer, iniciando sua destruição. Como essa proteína também se encontra na superfície de hemácias saudáveis, a solução foi injetar as bactérias diretamente nos tumores em vez de na corrente sanguínea.

Em camundongos, vários tipos de tumor que receberam a injeção de bactérias diminuíram, o crescimento de tumores em outros pontos do corpo ficou mais lento e as chances de o câncer se espalhar para outros lugares tiveram grande redução. O estudo traz uma possibilidade, portanto, de tratamento que evite a metástase.

Ainda não se sabe se o tratamento funcionará em humanos, mas como lembrou o biólogo Graham Dellaire, da Universidade Dalhousie, no Canadá, à revista inglesa, a bactéria usada para imunização contra tuberculose na vacina BCG foi também usada por muito tempo para tratar câncer de bexiga, acredita-se que seguindo o mesmo princípio de disparar uma resposta imune.

Compartilhe:

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade