Agência divulgou uma imagem na segunda-feira e quatro na terça
Após o aperitivo de uma foto na segunda-feira, a agência espacial americana, Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), divulgou nesta terça-feira (12) mais quatro imagens produzidas pelo Telescópio Espacial James Webb. As imagens divulgadas hoje mostram a Nebulosa Carina, o Quinteto de Stephan (um agrupamento visual de cinco galáxias) e a Nebulosa do Anel do Sul. A imagem liberada ontem era um campo profundo (ou seja, uma imagem produzida a partir de uma observação mais longa de um pedaço específico do espaço) com o aglomerado de galáxias SMACS 0723 em destaque. A agência divulgou ainda o espectro luminoso do exoplaneta WASP-96 b.
-
-
Campo profundo com aglomerado de galáxias SMACS 0723 em destaque. (Imagem: Nasa, ESA, CSA, and STScI)
-
-
A Nebulosa de Carina. A paisagem “montanhosa” é o limite de uma região de formação de estrelas. (Imagem: Nasa, ESA, CSA, and STScI)
-
-
A Nebulosa do Anel do Sul, nome popular da Nebilosa Planetária NGC 3132, em duas imagens comparativas. Na da direita, se pode distinguir a segunda estrela do sistema. (Imagem: Nasa, ESA, CSA, and STScI)
-
-
O Quinteto de Stephan, com ondas de choque bem próximas ao centro do quadro. A imagem gerada pela Nasa é a maior do telescópio até o momento, equivalemnte a 1/5 do diâmetro da Lua. (Imagem: Nasa, ESA, CSA, and STScI)
-
-
O espectro da luz do exoplaneta WASP-96 b permitiu identificar a presença de água e evidência de nuvens e neblina. (Imagem: Nasa, ESA, CSA, and STScI)