jornalismo, ciência, juventude e humor
Ciência dá música?
Arte e ciência

por | 14 fev 2020

Luiza Moura
fotos: divulgação

Vítor, Renata e Fabio, na primeira apresentação da banda

Adolescentes se juntam, formam uma banda e tocam músicas autorais e alguns covers. A história parece repetitiva, não? Não quando se trata da banda Quântico?, de Santo André, o A do ABC Paulista. Formada por Renata de Melo Ferraz nos vocais, Fábio Augusto Amorim Fortunato na guitarra, Vitor Roberto Coelho no baixo e Otávio Misso na bateria, o conjunto tem um carinho especial pelas ciências e aborda temas desse universo em suas canções.

O apreço pelo mundo dos microscópios e telescópios é tão grande que os amigos se apresentam com jalecos customizados. Cada integrante possui o seu próprio e estampou nele aquilo que mais representa a sua personalidade.

Jaleco customizado com temas científicos (foto: Eduardo Lucchesi M. Costa)

Combinando conceitos de Física, Química, Biologia, Ciências Naturais com os grandes assuntos que tocam os jovens, a banda canta, por exemplo, o zero absoluto, a filosofia de Friedrich Nietzsche e espaço sideral. Só para ilustrar, o refrão da música “Hipotermia” relaciona uma decepção amorosa com congelamentos e decomposições na seguinte letra: “Você é daquelas pra se guardar no congelador, pra não descongelar, pra não decompor”. “É possível criar metáforas com certos conceitos científicos”, defende Coelho, o baixista. “Um exemplo é a nossa primeira música Aleatoriedades triviais que narra uma questão existencialista baseada em Nietzsche”, completa.

Segundo os integrantes, a ideia de formar uma banda que abordasse temas científicos surgiu quando perceberam que outros grupos já tratavam questões importantes para a sociedade, porém nenhum deles mencionava a relevância da ciência propriamente dita.

Os participantes da Quântico? afirmam que um dos objetivos principais de suas canções é mostrar para seu público – predominantemente jovem – que as ciências não são somente aquelas matérias chatas da escola, mas, sim, um caminho e uma experiência com a qual é possível se identificar, se divertir e, até, – por que não? – fazer roda punk. “A inspiração para as primeiras canções veio de ótimas aulas de Física e Química que eu tive no 3o ano do ensino médio e de vários vídeos de ciência que compartilhávamos”, lembra Vitor Coelho. “Depois de estudos e tempo gasto com leituras sobre os temas científicos escolhidos, já dava para produzir algumas linhas, que depois são unidas com melodias pela banda toda”, ensina.

Atualmente, a Quântico? vem se dedicando a shows no cenário escolar e universitário. Ainda não têm faixas publicadas, embora já estejam suando no estúdio. Por enquanto, para conhecer o trabalho de Renata, Fábio, Vitor e Otávio, o ideal é acessar os perfis de cada um e da banda no Twitter (@bandaquantica) e no Instagram (@banda_quantico).

Compartilhe:

Colunistas

Luiza Moura

Luiza Moura

Thaciana de Sousa Santos

Thaciana de Sousa Santos

Vinicius Almeida

Vinicius Almeida

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade