O estudo, que tem participação do Instituto de Psicologia da USP, pretende avaliar se a cultura influencia na percepção do indivíduo considerando a voz; participante leva cerca de 15 minutos para responder questões pela internet
Uma pesquisa intercultural que tem participação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP USP) quer analisar a percepção da voz humana. Para participar basta ter mais de 18 anos e acessar pelo computador ou notebook o formulário on-line neste link e responder as questões. A pesquisa pode ser respondida em cerca de 15 minutos e, como o participante vai ouvir e avaliar diferentes vozes, deve usar fones do ouvido e estar em ambiente silencioso.
O estudo pretende avaliar se a cultura influencia na percepção do indivíduo a partir da voz. Isso porque, mesmo sem entender o conteúdo da fala, a voz humana comunica várias informações sobre o dono dela. Por exemplo, ao escutar um podcast ou programa de rádio, é possível perceber várias características da pessoa, como idade, gênero, altura, peso, força, e até status ou atratividade.
Além disso, a voz pode influenciar o que achamos sobre o outro, se pretendemos ser amigos da pessoa e até se vamos dar voto a essa pessoa nas próximas eleições. Algumas questões levantadas são: quais vozes são consideradas atraentes? E quais vozes são percebidas como poderosas? E, ainda, como a voz influencia as nossas interações com outras pessoas?
A responsável pela coleta de dados no Brasil é a professora Jaroslava Varella Valentova, do Departamento de Psicologia Experimental do IP. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail jaroslava@usp.br.
Para participar da pesquisa acesse: https://bit.ly/3FmLVF1