jornalismo, ciência, juventude e humor
Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, ganha o Prêmio José Reis 2019
Prêmio científico

por | 23 maio 2019

O físico Marcelo Knobel conquistou o Prêmio José Reis 2019, na categoria “Pesquisador e Escritor”. As razões apresentadas pela comissão julgadora para sua escolha, dentre um time estrelado de pesquisadores de todo o país foram “o forte e consistente atendimento do candidato aos quatro critérios previstos no regulamento do prêmio; a abrangência e a diversidade de seu trabalho de divulgação científica, incluindo o diferencial das atividades de formação pessoal para esta área; e seu notável trabalho em defesa da Universidade Pública, da Ciência e da Tecnologia produzidas no país”.

Knobel é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e reitor da instituição desde abril de 2017. Pesquisador na área de magnetismo e materiais magnéticos, vem se dedicando paralela e intensamente à divulgação científica nas duas últimas décadas, com destaque para seu trabalho de pesquisa, formação e orientação de novos profissionais no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp), na implantação e direção do Museu Exploratório de Ciências da mesma universidade e na direção da Editora da Unicamp, trabalho que lhe permitiu criar uma coleção de obras voltadas especificamente para esse campo. Não se pode esquecer também seu trabalho de organização de grandes eventos e curadoria de exposições voltadas ao grande público, como a dedicada a Einstein em 2008.

A edição deste ano do Prêmio José Reis, a 39a, recebeu 91 inscrições. A comissão julgadora foi formada pelos professores Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes (UFPE), Hélida Ferreira da Cunha (UEG), Maria Ataide Malcher (UFPA), Algo José Gorgatti Zarbin (UFPR), Mariluce Moura (UFBA) e Rui Seabra Ferreira Junior (UNESP).

O vencedor recebe 20 mil reais, diploma e passagem aérea, e hospedagem para que participe da 71° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande – MS. Na ocasião, Knobel deverá ministrar uma conferência sobre o conjunto dos seus trabalhos.

Compartilhe:

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade