do Jornal da USP
foto da home: Marcos Santos/USP Imagens
Uso de ferramentas digitais, ensino de ciências para estudantes surdos, experiências de óptica, questões de gênero: o próximo Encontro USP Escola traz dezenas de cursos sobre estes e diversos outros temas com foco no professor do ensino básico. Em sua 18ª edição, o evento será sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), em São Paulo, entre os dias 15 e 19 de julho. Todos os cursos são gratuitos e as inscrições ficam abertas até 30 de junho.
Além dos cursos de atualização, a programação do USP-Escola inclui palestras, debates e oficinas, atividades multiculturais e interdisciplinares nas quais os professores podem compartilhar suas experiências de sala de aula.
A novidade deste ano são os cursos com cargas horárias variadas. Há cursos de atualização de 40 horas (30 horas de curso e 10 horas de palestras) e de 30 horas (20 horas de curso e 10 horas de palestras), e também cursos de 15 horas que podem ser escolhidos para o período da manhã e para o período da tarde. Há ainda um único curso de difusão de 15 horas.
Paralelamente ao encontro, será realizado também o Seminário de Professores da Escola Pública. Os interessados precisam realizar a inscrição, que é independente da inscrição do USP-Escola.
A coordenação do Encontro USP-Escola é dos professores da USP Mônica Amaral, da Faculdade de Educação, e Yuri Tavares Rocha, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Mais de 6 mil professores passaram pelo USP-Escola ao longo de 12 anos. De 2007 a 2018, foram 5.812 professores atendidos em busca de melhores práticas de ensino, atualização de conteúdos e atividades para a sala de aula. A iniciativa foi criada em 2007 no Instituto de Física (IF) da USP, com o nome de Encontro IFUSP-Escola.
Mais informações: https://uspescolaencontro.wixsite.com/encontrouspescola; e-mail 18encontrofaleconosco@gmail.com