Se você tem uma super ideia e ainda não conseguiu dinheiro para colocá-la para rodar, pense em crowdfunding. Não sabe por onde começar? Chega mais! O Ciência na rua construiu um passo a passo para lhe ajudar a ter sucesso nessa empreitada.
Antes de mais nada, entenda!
- Tenha uma ideia genial.
- Converse com seus amigos e familiares sobre a sua ideia. Conte a todos o que você pretende e pergunte o que as pessoas pensam sobre sua proposta. Pergunte se elas dariam R$50,00 por essa ideia agora, já, nesse instante. Você vai ter que convencer uma multidão de que vale a pena investir no seu plano. Quanto antes começar a perder a timidez, melhor.
- Paralelamente, comece a estudar as plataformas de financiamento. No Brasil, as mais conhecidas são a Catarse e a Kickante, úteis para todos os tipos de projetos e a Juntos com Você, para projetos sociais. Mas, existem outras. Pesquise!
- Agora você já é capaz de analisar se financiamento coletivo é o melhor caminho para o seu projeto. A ferramenta é ágil e prática, mas para ter sucesso você vai ter que trabalhar bastante.
- Acesse as plataformas, conheça o máximo de projetos parecidos com o seu e investigue, detalhadamente, as descrições dos projetos, o tempo de duração das campanhas, as metas, as recompensas e as estratégias de divulgação utilizadas.
- Estabeleça a meta, ou seja, a quantia mínima que vai ser preciso para tirar o seu projeto do papel (10 mil Reais, 30 mil Reais, 50 mil Reais…você escolhe).
- Defina as recompensas. O que cada pessoa que apoiar vai ganhar quando a campanha acabar? Seja generoso e criativo, sem gastar muito dinheiro. Dê preferência para recompensas que podem ser entregues pela internet. Se precisar enviar pelo correio, escolha uma postagem simples. Nem pense em Sedex. O gasto com postagens de entrega ultra rápida pode engolir parte do dinheiro que você arrecadar.
- Decida qual plataforma você vai utilizar e por qual modalidade de financiamento vai optar. Cada plataforma tem suas especificidades.
- Comece a elaborar seu plano de comunicação. O que vai ocorrer, dia a dia, enquanto sua captação online estiver aberta.
- Mapeie suas redes! Quem pode te ajudar a financiar ou a divulgar sua campanha? Faça uma lista de pessoas, blogs, instituições que você acha que podem apoiar e pense como você vai fazer para chamar a atenção para sua proposta.
- Será que o que você vai fazer pode virar notícia? Se sim, entre em contato com jornalistas que possam escrever matérias sobre o seu projeto.
- Escreva a descrição do projeto. Seja objetivo, explique porque você precisa do dinheiro. Deixe claro o que você vai fazer com a quantia que arrecadar, tendo em vista que pode ser menos que a meta, a meta ou mais do que a meta (Não diga que não tem meta, mas se atingir a meta vai dobrar a meta! Combinado?!). Passe para alguém que é bom em língua portuguesa dar uma olhada e verificar se está tudo certinho. Não pode ter nenhum erro gramatical ou frases que ninguém entende. O sucesso da sua campanha depende dessa explicação.
- Crie uma fanpage no Facebook para divulgar seu projeto, mas ainda não publique nada.
- Escreva os primeiros 10 posts (para os primeiros 10 dias) de sua página. Selecione imagens bacanas para ilustrar as publicações. Não esqueça de, ao final de cada post, dar o link para a página do financiamento.
- Faça um vídeo de até 2 minutos convidando o pessoal para conhecer o projeto e apoiar sua campanha. Esse vídeo precisa ser bem produzido. Todo mundo vê o vídeo antes de ler a descrição do projeto e você vai precisar chamar a atenção, transmitir segurança e credibilidade.
- Crie a campanha no site de crowdfunding que você escolheu.
- Use sua página do Facebook para divulgar sua campanha ao máximo. Publique algo a cada dia que a campanha estiver no ar.
- Use a rede de contatos que você mapeou e peça a ajuda de todos tanto para financiar seu projeto quanto para divulgar sua ideia.
- No décimo dia faça um novo vídeo, relatando a experiência e pedindo mais apoio. Repita essa ação de 10 em 10 dias. Faça muito barulho! Peça ajuda para quem já está apoiando a sua proposta.
- Quando faltar 10 dias, inicie uma contagem regressiva, avisando que vai acabar, mas que ainda dá tempo de apoiar.
- Faça um vídeo agradecendo todo mundo que apoiou.
- Envie as recompensas.
- Avalie sua ação.
- Receba seu dinheiro.
- Registre tudo o que fizer com o dinheiro recebido e continue alimentando sua fanpage com os resultados do projeto. Se não der certo dessa vez, não desista. Reveja todos os passos e recomece até conseguir. A equipe do Ciência na rua está na torcida por você!
Agora, tenha paciência e planeje:
Depois, agregue:
Agora, execute! Essa é parte mais difícil!
Aperte o play – Você vai trabalhar 24 horas por dia!
Opsss… Já acabou?