A comunidade de divulgação científica Science Vlogs Brasil (SVBR) anunciou nesta sexta-feira, 10, que entrará em nova fase a partir da semana que vem. Aos divulgadores com impacto já estabelecido, que passarão a ser chamados de Patronos, irá se juntar a categoria Amigos SVBR, canais que vão se associar aos que já são parceiros do selo para trocar experiências e, eventualmente, se juntar em definitivo à comunidade.
O selo SVBR foi lançado em 2016 como contraponto à onda de fake news e pseudociência no YouTube e em outras plataformas digitais. A missão inicial era realizar a curadoria de canais com conteúdo científico e conferir a eles um selo de qualidade e confiabilidade. A reunião dos canais numa grande comunidade, no entanto, fomentou as colaborações entre os integrantes do selo e levou ao crescimento expressivo das iniciativas, inclusive as que começaram praticamente do zero.
Abarcando uma grande diversidade de áreas das ciências, os canais do SVBR já atingiram quase meio bilhão de visualizações e quase 8 milhões de inscritos no YouTube. A expansão dessa rede vem em um momento em que a difusão da ciência parece mais necessária do que nunca.