ESPAÇO BIOTA FAPESP

Pesquisadores brasileiros participam da 4ª Plenária do IBPES

Pamela Gouveia | 26 de fevereiro de 2016

 

IMG_0729-tn

Desde segunda-feira (22) acontece em Kuala Lumpur, na Malásia, a 4ª Plenária da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), com a participação de pesquisadores de todo o mundo para avaliação de relatórios e de cenários sobre biodiversidade e serviços dos ecossistemas.

Entre os relatórios em discussão está o “Diagnóstico Global de Polinização e Polinizados Associados à Produção de Alimentos”, que tem como uma das coordenadoras Vera Imperatriz Fonseca, bióloga, pesquisadora titular no Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITVDS), e professora do Instituto de Biociências (IB-USP) da Universidade de São Paulo.

Outro relatório também em avaliação na plenária é o “Diagnóstico das Metodologias para Cenários e Modelagem em Biodiversidade”, que contou com a participação do pesquisador Jean Paul Metzger, biólogo e professor titular do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo.

O encontro deste ano deverá apresentar a primeira revisão sobre o plano de trabalho 2014-2018 e a efetividade das funções adminstrativas e científicas da Plataforma. As reuniões terminam no dia 28 de fevereiro e devem resultar em orientações para políticas públicas.

Sobre o IPBES

A plataformas foi criada em abril de 2012, como uma organização intergovernamental, para reforçar o papel da ciência na tomada de decisões relacionadas com a conservação e a gestão sustentável de biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

 

 



Deixe uma resposta