Os Comitês Assessores (CAs) do CNPQ protestam oficialmente contra cortes de recursos

Mariluce Moura | 25 de outubro de 2016

(Há uma semana exatamente o Ciência na rua publicou o relato do professor Luiz Carlos Soares sobre a reação dos Comitês Assessores (CAs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) quando, na segunda feira, 17 de outubro, foram informados de que tinham que proceder a um corte de 20% a 30% das bolsas de produtividade (http://ciencianarua.net/resistencia-nos-comites-assessores-do-cnpq-relato-de-um-participante/). A repercussão foi impressionante: quase mil compartilhamentos, a partir do Ciência na rua e de minha página pessoal no facebook.

Na quinta passada, 20 de outubro,  os comitês que tinham sido brindados com a informação de que teriam que fazer os cortes, resolveram elaborar uma nota conjunta. Ciência na rua recebera na sexta passada, 21, um vídeo dos pesquisadores protestando e repetindo “Fora Temer!” dentro do Conselho e o publicou em sua página no facebook.  Hoje, recebeu a nota de protesto assinada por mais de 70 integrantes dos Comitês Assessores  contra os malfadados cortes.  Assim, decidimos publicar no site a nota integral – veja abaixo – e publicar também, como ilustração, o vídeo do protesto  – Mariluce Moura)

NOTA DE PROTESTO DE MEMBROS DOS COMITÊS ASSESSORES CONTRA OS CORTES DOS RECURSOS DO CNPq

Nesta semana, os membros dos Comitês Assessores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao chegarem em Brasília, para realizar o julgamento dos processos referentes à demanda de Produtividade em Pesquisa, foram surpreendidos pela informação de que o CNPq poderia aplicar um corte de 20 a 30% das bolsas ativas nesta rodada, caso persistam os cortes orçamentários aos quais o CNPq vem sendo submetido. Ressaltamos que a bolsa de Produtividade em Pesquisa é de importância estratégica para a manutenção de condições mínimas de sobrevivência da pesquisa científica nacional. Os pesquisadores contemplados com esta bolsa são sistematicamente avaliados, possuindo altos níveis de produtividade acadêmica e científica no Brasil. O corte de tal auxílio à pesquisa certamente virá a reduzir o já combalido quadro de financiamento do avanço científico e tecnológico, de que o nosso país tanto necessita.

O quadro atual, no entanto, não representa grande novidade. Já há alguns anos, algumas modalidades de auxílio do CNPq vêm sofrendo significativas reduções, acompanhando a própria trajetória de dificuldades orçamentárias que a agência vem enfrentando. Agravando esta situação, ações do atual governo, como a PEC 241, propõem uma redução ainda mais drástica de recursos federais para o desenvolvimento em CT&I. Estes cortes representam um retrocesso histórico em relação às conquistas deste século. No caso do desenvolvimento em CT&I, sabemos que a manutenção – e a ampliação constante – dos Editais Universais e das bolsas de Iniciação Científica e Produtividade em Pesquisa – são fundamentais para a continuidade de projetos de pesquisa em andamento e a formação mais ampla de recursos humanos em nosso país, de modo a não comprometer as próximas gerações.

Nesse sentido, nós, pesquisadores e membros dos CAs, vimos manifestar a nossa posição contrária a possíveis cortes de bolsas de Produtividade e aproveitamos para reafirmar a necessidade da plena recomposição das bolsas de Iniciação Científica, assim como a regularização do pagamento dos Editais Universais já aprovados, o mais rapidamente possível. Entendemos que qualquer medida de corte ou restrição orçamentária poderá interromper os esforços que vêm sendo feitos para o desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação em nosso País.

Brasília, 20 de outubro de 2016.

Acacia Angeli, Adimir dos Santos, Ado Jorio, Akemi Ino, Almerinda S. Lopes, Ana Ivenicki, André Leclerc, Antonio Ferreira, Antonio Gomes Souza Filho, Antônio Vicente Garnica, Bethania Mariani, Carla Gobel, Carlos Caroso, Carola Dobrigkeit Chinellato, Celia Anteneodo, Charbel El-Hani, Cicilia M.K. Peruzzo, Dalila Andrade Oliveira, Danilo Streck, Dante Lucchesi, Denise Elias, Durval Muniz de Alburquerque Junior, Eduardo Miranda, Emil Albert Sobottka, Enicía Gonçalves Mendes, Ethel Rocha, Eugenio Andrés Díaz Merino, Fatima Santos, Fernando Pontes, Gardenia Abbad, Gastão Krein, Gastao Lima Neto, Gladis Massini Cagliari, Heraldo Silva da Costa Mattos, Ilya Shapiro, Isaltina Gomes, Itania Maria Mota Gomes, Jacob Carlos Lima, Jailson Alcaniz, Jane Beltrão, João Bosco Ribeiro do Val, João Freire Filho, Jupira Gomes de Mendonça, Leonardo Santos, Lia Levy, Lucia Maria Bastos P. Neves, Luciana Del-bem, Lucidio Bianchetti, Luís Carlos B. Crispino, Luiz Carlos Soares, Luiz Fernando Ramos, Manoel Antônio Santos, Marcelo Leite Lyra, Marcos Gomes Eleuterio da Luz, Margareth da Silva Pereira, Margarita Barretto, Maria Aparecida Crepaldi, Maria Elizabeth Bianconani de Almeida, Maria Helena Pereira Toledo Machado, Marina Maciel Abreu, Oswaldo Baffa, Patrícia Birman, Patricia Melo Sampaio, Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira, Ricardo Ruther, Rodrigo B. Capaz, Selma Simões de Castro, Silvio Paolo Sorella, Tarcísio Passos Ribeiro de Campos, Thaisa Storchi-Bergmann, Virginia Pontual, Yolanda Guerra, Walter Carnielli, Wesceslau Gonçalves Neto.



Deixe uma resposta