jornalismo, ciência, juventude e humor
Uma série enfrenta a desinformação científica

Compreender o forte apelo da desinformação é o desafio, nesta terça-feira, do segundo de seis webinários sobre o tema organizados pela Academia de Ciências da Bahia e Fundação Conrado Wessel 

Um webinário importante com o título “Compreendendo o apelo da desinformação” vai acontecer nesta terça-feira, 15, das 16 às 18 horas, em sequência ao primeiro da série “Enfrenta!”, sobre desinformação científica, que abordou em 8 de agosto “visão e ações do executivo e legislativo no tema da desinformação científica”. As apresentações dos palestrantes convidados e o debate podem ser acompanhados pelo canal da Academia de Ciências da Bahia (ACB) no YouTube

O slogan dessa série organizada justamente pela ACB com a Fundação Conrado Wessel (FCW), que vai até 26 de outubro, anuncia logo de cara a sua disposição: “quando o desafio é grande, a gente se une e enfrenta!”  Assim, a proposta é juntar ao debate acadêmico uma articulação institucional e política que permita fazer face à desinformação intencional e ao ceticismo na ciência que se espalharam pelo Brasil em anos recentes.

Um dos grandes impactos, desse movimento deliberado e perverso anti ciência foi, por exemplo, a queda significativa da vacinação num país que tinha um dos melhores e mais respeitados programas de imunização do mundo. Isso, aliás, foi objeto das considerações de Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, na palestra no evento do dia 8 de agosto.

O webinário/seminário de abertura da série, híbrido, com a parte presencial em Brasília, teve como palestrantes também o deputado federal Orlando Silva (PcdoB-SP), relator do PL número 2630/2020, conhecido como Projeto de Lei das Fake News, e o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, João Brant. A mediação coube a Manoel Barral-Netto, presidente da ACB, e a Leonardo Avritzer, cientista político, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Já no webinário desta terça, quem vai apresentar análises sobre a atração que a desinformação exerce sobre as pessoas são a cientista política Marisa Von Bülow, professora da Universidade de Brasília (UnB), a jornalista Helena Martins, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o jornalista Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova (uma coalizão de 33 veículos de comunicação para combater desinformação). A mediação é do presidente da FCW, o linguista Carlos Vogt e da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Ana Caetano.

Programação completa

Os esforços para entender os fatores condicionantes da desinformação no Brasil e discutir medidas para a sua prevenção e enfrentamento se desdobram nas próximas semanas com os seguintes temas:

🗓️ Dia 05/09, das 16 às 18h

Tema: Estratégias de enfrentamento do descrédito na ciência e desinformação social

🗓️ Dia 19/09, das 16 às 18h

Tema: Impacto da desinformação e do ceticismo na ciência no campo da saúde

🗓️03/10, das 16 às 18h

Tema: Reforço do potencial positivo da mídia social

🗓️ 26/10, das 16 às 18h

Tema: Reforço do potencial positivo da comunicação social da ciência

Compartilhe:

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade