jornalismo, ciência, juventude e humor
O eclipse e o tempo

por | 10 abr 2024

No exato momento em que escrevo para vocês, estou aguardando as imagens do eclipse solar que está acontecendo, mas que, infelizmente, não será possível ver no Brasil.

É muito triste não conseguirmos ver daqui, ainda bem que hoje temos a internet para globalizar eventos como esse. Mas, antes que de mais nada, vou explicar sobre o eclipse solar.

Acho que já devo ter explicado aqui sobre os eclipses, de modo geral. O eclipse solar total acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol. Para nós, visto do solo, o Sol parece ter o mesmo tamanho que a Lua — o que sabemos que não tem. Por isso, no eclipse solar total, a Lua “cobre” o Sol.

Esse evento, tão singular, dessa vez só será visto nos Estados Unidos, México e Canadá. Mas já parou para pensar como que ficam os animais com essa mudança? Se eu fosse um pássaro, acharia muito estranho, em um minuto está dia e no outro “noite”, sem nenhuma transição de horários.

O próximo eclipse total que poderemos ver será apenas em 2045. Muito tempo, né? Mas passa rapidinho. Se possível, procure as imagens no YouTube.

Como uma grande apaixonada pelo Universo, fiquei encantada do eclipse acontecer bem no dia do meu aniversário. Sim, hoje, no dia que escrevo, 8 de abril, é meu aniversário de 21 anos. Um presente do Universo, talvez? Provavelmente eu deveria ter sido mais específica no meu pedido, mas já está de bom tamanho.

Muita gente me perguntou como que eu me sinto agora, e eu me sinto velha. No momento, não tem nenhum outro sentimento, apenas esse.

É uma sensação muito estranha, porque um dia desses eu estava na escola, me preocupando com vestibular e com o que faria depois que terminasse a escola. Apesar de terem se passado alguns anos, as preocupações não acabaram, apenas mudaram.

Em um surto, eu penso muito além, sobre o mestrado e pesquisas, e que logo mais tem o exame unificado de física e que preciso de um orientador. Mas, nos meus dias mais calmos e normais, eu só quero terminar a faculdade, apenas isso.

O processo da graduação é único. Sei que tem muita gente que demora para saber que carreira quer seguir, ou que descobriu que a faculdade não é para si. Um conselho que eu levo diariamente comigo é: você nunca está atrasado para aquilo que é seu.

Depois que eu entendi que nunca estarei atrasada para o que é meu, comecei a levar a faculdade com mais leveza. Parei de me comparar com os outros e entendi o meu processo.

Então, no momento certo, o eclipse solar total aparecerá para nós. E como eu já falei, a paciência de esperar não vale apenas para o eclipse, mas para a vida.

 

Ilustração: @paozinho_celestial

Compartilhe:

Colunistas

Luiza Moura

Luiza Moura

Thaciana de Sousa Santos

Thaciana de Sousa Santos

Vinicius Almeida

Vinicius Almeida

Acompanhe nas redes

ASSINE NOSSO BOLETIM

publicidade