Universitários criam projeto para coleta e reciclagem de produtos

Pamela Gouveia | 29 de março de 2016

42990_projeto_resgate_csb_6222674273856513254Esponjas de lavar louça, lápis, lapiseiras, canetas, borrachas, apontadores e embalagens são exemplos de materiais geralmente descartados de maneira indevida. Apesar da grande quantidade de informação disponível hoje, o descarte incorreto ainda é um dos grandes responsáveis pelo desperdício e pelo impacto ao meio ambiente. Esse cenário motivou a Consultoria & Soluções em Biotecnologia Jr., empresa júnior do curso de bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior paulista, a lançar o Projeto Resgate CSB.

O objetivo é coletar resíduos difíceis de reciclar e normalmente também dispensados por cooperativas de reciclagem, como os listados acima, para serem transformados em novos produtos sustentáveis — desde bancos de jardim até mochilas, por exemplo. Todos os itens arrecadados são convertidos em pontos, correspondentes a um valor monetário a ser doado para escolas e instituições sem fins lucrativos.

O Projeto Resgate CSB é uma parceria entre a empresa júnior da UFSCar, patrocinada pelas empresas Scotch-Brite, fabricante de produtos para limpeza, e Faber-Castell, que custeiam a reciclagem desses resíduos pela companhia TerraCycle.

No Campus São Carlos da UFSCar, os pontos de coletas estão localizados nos edifícios de aulas teóricas AT 3, 4, 5, 7, 8, e 9; na Biblioteca Comunitária (BCo); nos Departamentos de Química (DQ), Engenharia Química (DEQ), Engenharia de Materiais (DEMa), e Genética e Evolução (DGE); no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); e na Moradia estudantil.

Conheça mais sobre o projeto no site www.csbjr.ufscar.br/projeto-resgate-csb/inicio.

 

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de São Carlos

 

 



Uma resposta para “Universitários criam projeto para coleta e reciclagem de produtos”

Deixe uma resposta