Planetário do Ibirapuera é reaberto ao público

Pamela Gouveia | 12 de fevereiro de 2016

Olhar para o céu, estrelado, sem a nossa poluição de todo dia, todos aqueles grandes prédios na frente ou as luzes ofuscantes da cidade voltou a ser possível! Após quase três anos fechado para reforma, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, conhecido como Planetário do Ibirapuera, foi reaberto no último dia 24 para visitas.

4

Na cúpula de 18 metros de diâmetro, com um projetor Zeiss Starmaster você embarca numa viagem ao espaço, com estrelas reproduzidas em cor e brilho reais. É possível observer fenômenos astronômicos como eclipses, meteoros, movimentos da Terra, deslocamento de planetas tudo isso ao alcance do olhar.

Muito além do passeio, a visita ao planetário traz uma aula de ciência que ultrapassa as paredes da escola. Que tal observar como o céu é visto a partir de Marte ou qualquer ponto conhecida no universo?! Com projeções que se movimentam a 360°, a sensação é de entrar pra valer no universo e vai muito além do que qualquer cinema poderia tentar oferecer.

Corre lá e depois vem contar pro Ciência na Rua como foi a aventura! Mas anota aí: nos meses de Janeiro, Fevereiro, Julho e Dezembro – período de férias escolares, são quatro sessões por dia, de 40 minutos, de terça à domingo, às 10h, 12h, 15h e 17h. Nos demais meses apenas as sessões realizadas durante a semana são abertas para as escolas e aos finais de semana e feriados para o público em geral. Em 2016 a visita é gratuita durante todo o ano e a idade minima para entrar é de 5 anos.

Você sabia?
Inaugurado em janeiro de 1957, o Planetário do Ibirapuera foi o primeiro construído na América Latina e pioneiro entre os planetários de grande porte do Brasil. O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

2
Onde fica

Av. Pedro Álvares Cabral
(Portão 10 – pedestres e Portão 3 – estacionamento)
São Paulo/SP
Telefones: 11 5575-5206 ramal 213
ou 5575-5425
Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/planetarios



2 respostas para “Planetário do Ibirapuera é reaberto ao público”

  1. Verlaine disse:

    Boa Tarde!
    Por favor, qual o valor do ingresso ? Aposentado tem desconto ? De que horas a que horas ? Tenho que comprar o ingresso com muita antecedência ??? Obrigada
    Att,
    Verlaine Alves

  2. Verlaine disse:

    Desculpe-me s[o vi agora os horários Grata

Deixe uma resposta