Miniobservatório astronômico do Inpe abre para visitação

Pamela Gouveia | 30 de julho de 2016

Estudantes ganharam mais um lugar para observar a lua, os planetas, as estrelas ou mesmo acompanhar como uma imagem astronômica é feita. O Miniobservatório Astronômico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, no interior de São Paulo está aberto para visitação de agosto a outubro, para alunos a partir do 4º ano do ensino fundamental.

Com 28 centímetros de diâmetro de abertura, o telescópio óptico do miniobservatório do Inpe é usado para visualização direta com o uso de oculares e, também, para aquisição de imagens digitais dos astros por meio de uma câmera automatizada e filtros astronômicos.

O sistema ainda inclui um focalizador automatizado, um redutor focal, duas lunetas guias e, ainda, uma miniestação meteorológica para fornecimento das condições do tempo local. Além da sala de observação do céu, o miniobservatório possui um auditório com recursos didáticos e capacidade para 25 pessoas.

Sobre o local

O Miniobservatório Astronômico foi inaugurado em 2003 para dar suporte às atividades de difusão da ciência, pós-graduação e pesquisa. As visitas são realizadas sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, para 40 estudantes acompanhados de professores.

As escolas interessadas em agendar uma visita para seus alunos devem ligar para a Divisão de Astrofísica do Inpe no telefone (12) 3208-7194.

Para mais informações: http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/visitas.php



Deixe uma resposta