ESPAÇO BIOTA FAPESP

Inscrições para o Concurso BIOTA-Empreendedorismo terminam dia 22

Pamela Gouveia | 08 de abril de 2016

O Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) está com inscrições abertas até o dia 22 de abril para o Concurso BIOTA-Empreendedorismo. Os interessados devem ser alunos de pós-graduação de instituições paulistas e enviar uma proposta de modelo de negócios em biodiversidade, baseada em pesqusia dentro da área temática que abrange caracterização biológica e química, conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade brasileira.

O objetivo do concurso é fomentar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento de negócios que utilizem de forma sustentável a biodiversidade brasileira. A proposta deve apresentar o Canvas (Business Model Canvas, ferramenta para estruturação inicial de uma ideia ou de um projeto) em seu formato original e informações aprofundadas sobre cada bloco que o compõe.

Classificação

O concurso será dividido em três fases eliminatórias, e dois níveis: o primeiro, com equipes formadas exclusivamente por mestrandos e o segundo com equipes formadas por mestrandos e doutorandos ou exclusivamente por doutorandos.

Na primeira fase os projetos serão avaliados pela coordenação do programa BIOTA quanto ao enquadramento nas regras do concurso, na segunda fase os projetos serão revisados por assessores quanto ao mérito e na terceira fase os dez primeiros projetos classificados em cada nível terão dez minutos para uma apresentação pública da proposta (Pitch) para uma banca composta por um membro da coordenação do programa BIOTA e quatro especialistas nas áreas de empreendedorismo, incubadoras, aceleradoras e investidores.

As equipes classificadas para a segunda fase participam de um evento de mentoria e treinamento de Pitch organizado pelo BIOTA em parceria com Agências de Inovação das três universidades paulistas (Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual Paulista).

Os participantes receberão certificado de participação e poderão ter seus trabalhos divulgados nos meios de comunicação do programa BIOTA/FAPESP. O primeiro classificado em cada categoria, Mestrado e Doutorado receberá o prêmio de R$ 5.000,00 e o segundo classificado o prêmio de R$ 2.500,00.

 

Inscrições

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo endereço http://www.biota.org.br/concurso-2016/ até meia noite do dia 22 de abril de 2016 (horário de Brasília). Os interessados podem se inscrever individualmente ou em equipes com no máximo cinco participantes.



Deixe uma resposta