Jaguatirica caminha por trilha em floresta recuperada no Peru Christopher Beirne/British Ecological Society

Jaguatirica caminha por trilha em floresta recuperada no Peru

Todos os anos, a British Ecological Society, ou Sociedade Ecológica Britânica, premia as melhores fotos de natureza clicadas por fotógrafos e estudantes do mundo todo que, de alguma maneira, chamam atenção para a preservação ambiental.

Em 2017,  a fotografia vencedora foi “On the trail”, ou, numa tradução livre, “Na trilha”, de autoria do fotógrafo Christopher Beirne, da Universidade de Exeter e Fundação Crees.

A jaguatirica, um Leopardus pardalis, fotografada por Beirne passeava por uma trilha da reserva do Manú, um parque de preservação ambiental próximo a Cusco, no Peru. Tradicionalmente, a abertura de trilhas causa impactos negativos sobre a vida selvagem. No entanto, várias espécies, como esse animal da foto, utilizam esses caminhos para se deslocar mais rapidamente.

O texto oficial da Sociedade de Ecologia Britânica explica que a fotografia foi tirada em uma área desmatada para agricultura há cerca de 50 anos e posteriormente reflorestada. A imagem, informa a entidade, “muda a perspectiva sobre a recuperação de florestas tropicais degradas”.

Nos próximos dias, Ciência na rua apresentará as outras fotos ganhadoras das demais categorias do prêmio.