Ecologia marinha: a beleza como canal de comunicação

Ricardo Miranda | 29 de abril de 2016
a91556cf-4694-4ac1-b9c5-36c9b4cb4c5b

Colaborador do projeto Corais da Baía, Eduardo Marocci ajusta equipamento para captar imagens da biodiversidade marinha

 

O projeto “Corais da Baía” surgiu como um caminho de visibilidade para a pesquisa científica em ecologia marinha desenvolvida na Universidade Federal da Bahia (UFBA), visando a aproximar a ciência da sociedade.

Eu o idealizei durante o desenvolvimento da minha dissertação de mestrado em ecologia na UFBA. E juntamente com meu orientador, professor Francisco Barros, e os colegas de laboratório, José de Anchieta Nunes, Fernanda Lorders e Yuri Costa, foi possível criar um canal online de divulgação tanto da pesquisa científica quanto de informações gerais sobre os recifes de corais da Baía de Todos os Santos (BTS), na Bahia.

Assim surgiu o Projeto Corais da Baía, com apoio da instituição inglesa The Rufford Foundation (www.rufford.org) que incentivou a realização de ações de manejo e comunicação social para ampliar o alcance das informações divulgadas e tornar os resultados mais efetivos para sociedade.

Inicialmente, o objetivo era trabalhar apenas com os resultados relacionadas a meu projeto de dissertação, no qual avaliei os efeitos da invasão biológica do coral-sol (Tubastraea tagusensis e T. coccinea) nas comunidades coralíneas da BTS. Entretanto, hoje o Projeto Corais da Baía divulga informações sobre diversos temas relacionados ao ambiente marinho, além de continuar desenvolvendo pesquisas, executando e apoiando ações de manejo e educação ambiental de instituições não governamentais e órgãos públicos que visam à conservação e uso sustentável dos ambientes marinhos.

 

Os integrantes do projeto

  • Francisco Barros

franciscobarros.ufba@gmail.com

  • Fernanda Lorders

nandalorders@gmail.com

  • José de Anchieta

ancheitanunesba@gmail.com

  • Ricardo Miranda

ricardojdemiranda@gmail.com

  • Yuri Costa

yuricost@gmail.com

 

 



Uma resposta para “Ecologia marinha: a beleza como canal de comunicação”

  1. ROSANNE JESSOUROUN disse:

    Parabéns à equipe pela iniciativa. Projetos como este são de grande relevância para o conhecimento e informação do publico em geral e ainda, agrega a característica de empreendedorismo, tão necessária no momento atual do país em crise. Poderá ser o embrião de uma empresa, gerando serviços, empregos e conhecimento.

Deixe uma resposta