A luz em forma lúdica: vem aí uma exposição do Ciência na rua

Mariluce Moura | 23 de setembro de 2016

Uma mostra física e virtual vai propor a crianças de sete a 10 anos que explorem sensorialmente conceitos básicos  e experiências ligadas a fenômenos ópticos instigantes e, ao mesmo tempo, presentes em seu cotidiano.

Jogos de Luz  é o nome dessa exposição modular e itinerante, vinculada ao projeto Ciência na rua,  que será inaugurada em Campinas, no Planetário do Museu Dinâmico de Ciências, Parque Portugal/Lagoa do Taquaral, em 17 de outubro, data da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Depois de três meses nessa cidade, a mostra deve seguir para São Paulo e, na sequência, para Salvador.

Os experimentos que integram a mostra devem permitir às crianças brincar ou jogar com artefatos programados para trazer à cena a natureza da luz, seu comportamento como raio ou onda e sua ligação com os processos de geração e manutenção da vida.

Com o projeto financiado via parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o Instituto TIM e sediado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp), a exposição  se distribui por dois ambientes, uma área clara e uma câmara escura, à qual as crianças terão acesso acompanhadas por monitores.

Nos dois espaços vão estar nove experimentos/jogos, pensados e montados com a preocupação de familiarizar meninos e meninas com as noções de reflexão, refração, difração e interferência, e com demonstrações da integração entre fenômenos luminosos naturais e criações artificiais. E tudo isso com o intuito de proporcionar uma experiência prazerosa e estimulante de contato com a ciência,  contribuindo assim de forma leve e lúdica para a expansão da cultura  científica.

Correlação real e virtual
O ambiente virtual dos Jogos de luz vai reproduzir o físico e poderá ser acessado por computador, tablet ou celular pelo site do projeto Ciência na rua (www.ciencianarua.net). Esse ambiente é que amplia exponencialmente o público potencial da mostra. Recursos de hipertexto, painéis e outros elementos multimídia devem servir aí para estimular a reflexão e a autonomia cognitiva das crianças.

A eficácia da mostra como ação de divulgação científica e o impacto de ferramentas virtuais na ampliação do alcance de exposições científicas presenciais serão avaliados numa pesquisa por amostragem dos efeitos da exposição sobre os usuários (presenciais ou digitais). A avaliação dos resultados se valerá de métricas de redes sociais.

A equipe técnica do projeto reúne professores dos Institutos de Física da Unicamp e da Universidade de São Paulo (USP-Leste). O Ciência na rua, projeto de divulgação e jornalismo científico on-line, cujo braço de pesquisa está no Labjor-Unicamp, é o ambiente que abriga a parte virtual da exposição Jogos de luz, desenvolvido pelos sócios da Peripécia Filmes.

Serviço:
Exposição Jogos de Luz
Abertura: 17 de outubro de 2016; 10:00 hs.
Hall do Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC)
Parque Portugal/Lagoa do Taquaral (portão 5) – Av. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral
http://planetariocampinas.wixsite.com/planetario
Av Heitor Penteado, Parque Portugal (portão 5).



Deixe uma resposta