Crianças, os jogos de luz vão começar!

Mariluce Moura | 14 de outubro de 2016
Tiago Marconiscreen-shot-2016-10-10-at-17-46-18

Na segunda feira, 17, às 10 horas, será inaugurada a exposição Jogos de luz no hall do planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, dentro do Parque do Taquaral. Voltada a crianças de 7 a 10 anos, essa pequena e consistente mostra que, por meio de jogos e brinquedos procura familiarizar meninos e meninas com os primeiros conceitos básicos da óptica, é o primeiro passo do Projeto Ciência na rua para fora do ambiente virtual onde ele teve início, em sete de janeiro passado. Nesse sentido, é uma conquista importante, porque a rua real, como um potencial lugar, fértil e importante, de divulgação da ciência, sempre esteve no horizonte do projeto, desde sua concepção e seu batismo.

Entretanto, como o espaço virtual é lugar em que o Ciência segue à vontade, a exposição Jogos de luz tem sua versão virtual que também será inaugurada na segunda feira, ou seja, disponibilizada para visita livre a partir do nosso site. Isso significa que vídeos trazem à tela os mesmo experimentos que se encontram na mostra do Parque do Taquaral

Os experimentos de Jogos de luz vão permitir às crianças explorar de forma sensorial, manipulando objetos, a natureza da luz, seu comportamento e sua ligação com a geração e a manutenção da vida. Dito de outra forma, nove brinquedos ou jogos, dispostos em dois pequenos ambientes, uma área clara e uma câmara escura, foram construídos de tal forma que por eles passem conceitos simples e fenômenos de óptica, como reflexão, refração, difração e interferência, além de demonstrações da integração entre fenômenos luminosos naturais e criações artificiais.

 



Uma resposta para “Crianças, os jogos de luz vão começar!”

Deixe uma resposta