Todo dia, de segunda a sexta, tem estudantes de uma nova escola de Campinas em visita aos “Jogos de luz”

Pamela Gouveia | 19 de novembro de 2016

Um mês após sua inauguração no Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC), a exposição modular e itinerante “Jogos de Luz”, realizada pelo Projeto Ciência na rua, já recebeu a visita de alunos de 29 escolas, numa média de cinco excursões por semana. A coordenação do Planetário estima que, ao todo, mais de 1.300 estudantes na faixa de 7 a 10 anos de idade já viram, brincaram e jogaram com os experimentos ligados a fenômenos ópticos da mostra.

A exposição começa numa área clara e semiaberta no hall do Planetário, dentro do agradável Parque Portugal, na Lagoa do Taquaral, e prossegue num segundo ambiente, uma câmara escura na qual as crianças são obrigatoriamente acompanhadas por monitores. Nos dois espaços estão distribuídos nove experimentos na forma de jogos, que foram pensados com a intenção de familiarizar meninos e meninas com as noções de reflexão, refração, difração e interferência da luz, e com demonstrações da integração entre fenômenos luminosos naturais e criações artificiais.

Essa mesma exposição existe numa versão digital que está sendo ampliada com games,cujo endereço é jogosdeluz.ciencianarua.net.

O projeto Jogos de luz, coordenado por Mariluce Moura, jornalista e professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto TIM. Foi contemplado dentro de um edital voltado à divulgação científica do Ano Internacional da Luz, comemorado em 2015, mas com várias iniciativas que se espraiaram para os anos seguintes. A sede do projeto é o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp), instituição na qual Mariluce é pesquisadora colaboradora.

20161022_145814

Mais um brinquedo/jogo de luz na área clara da exposição: qual será esse?

A exposição ficará por três meses em Campinas, seguindo depois para São Paulo e Salvador. A concepção científica e consultoria do projeto são dos professores José Lunazzi, do Instituto de Física da Unicamp, e Adriana e Alberto Tufaille, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-Leste (USP-Leste).

O Ciência na Rua, projeto de divulgação e jornalismo científico voltado para o público jovem, vai completar em janeiro de 2017 um ano de lançamento de seu primeiro veículo, um site com presença nas redes sociais.

Exposição Jogos de Luz
Hall do Planetário do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC)
Parque Portugal/Lagoa do Taquaral (portão 5) – av. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral
Mais informações: planetariocampinas.wixsite.com/planetario

 



Deixe uma resposta