British Council

Agência FAPESP – O British Council, em parceria com o Museu do Amanhã, realizará um treinamento em divulgação científica no Rio de Janeiro nos dias 14 a 18 de novembro de 2018. As inscrições estão abertas até 30 de setembro.

O objetivo é preparar 10 brasileiras para realizar a cobertura da programação científica do festival Women of the World (WOW) – Mulheres do Mundo, que ocorrerá pela primeira vez no país também no mês de novembro de 2018.

O treinamento faz parte do Programa Mulheres na Ciência, do British Council, que busca o fortalecimento de vínculos entre mulheres na ciência do Brasil e do Reino Unido nos âmbitos individual e institucional.

O programa tem previsão de duração de três anos, promovendo a geração de capacidades, a agenda científica para mulheres e o fortalecimento de redes nacionais e internacionais. A programação contará com treinamentos, diálogos, missões de estudo, intercâmbios e mentorias.

Para o treinamento em divulgação científica, o British Council lançou uma chamada a candidaturas com o objetivo de atrair mulheres em duas categorias diferentes: graduadas em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática) que não tenham vivência com divulgação científica; e formadas em STEM ou outras áreas que tenham experiência na área da comunicação e divulgação de ciência.

As 10 mulheres selecionadas terão dois dias de capacitação em jornalismo científico com treinadoras brasileiras e britânicas. Depois, serão mais três dias de prática durante o Festival WOW. Durante o evento, terão sua cobertura publicada em canais institucionais e nas redes sociais.

As inscrições devem ser feitas pelo site do British Council. Gastos com viagem, hospedagem e alimentação de todas as participantes selecionadas serão cobertos pelo programa. As candidatas selecionadas serão anunciadas em 29 de outubro.

Mais informações: www.britishcouncil.org.br/atividades/educacao/mulheres-na-ciencia.