Antena inventada na USP melhora sinal de celulares

Elisa Marconi | 14 de novembro de 2017
(Foto: Cecília Bastos/USP Imagem)

(Foto: Cecília Bastos/USP Imagem)

 

Se a conexão com a internet cair antes de você chegar ao fim dessa matéria, a culpa pode ser da antena que capta as ondas eletromagnéticas acoplada ao seu celular. É esse dispositivo que conecta seu telefone com os outros aparelhos do mundo todo. Mas essa falta de comunicação pode estar com os dias contados. Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) desenvolveram uma antena simples, mas muito eficaz para celulares.

A antena criada pela equipe da professora Fátima Salete Correra tem um formato novo e, por isso, recebe e transmite sinais em cinco bandas de frequências diferentes, valendo para chamada de voz e uso de internet. Os celulares usados hoje não conseguem essa façanha porque precisariam de uma antena diferente para cada banda, o que ocuparia muito espaço e deixaria o produto disfuncional. E, o melhor de tudo: a peça reduz significativamente a perda de sinal e o consumo de energia pela bateria.

Fátima explicou, em entrevista ao Jornal da USP, no último dia 10 de outubro, que “a antena desenvolvida na pesquisa consegue entregar ao celular 20% a mais do sinal captado. Isso aumenta o alcance do aparelho e também reduz seu consumo de potência, permitindo uma duração maior da bateria.” A grande inovação é o desenho da peça, que parece um “G” e é feita de placa de circuito revestida de cobre. Esse formato permite a recepção das cinco bandas e a economia de bateria e pode ser adaptado para celulares e tablets.

O funcionamento detalhado da nova antena foi descrito na dissertação de mestrado de Murilo Hiroaki Seko, que atualmente é doutorando da Poli-USP. A equipe já fez o depósito da patente e está esperando a aprovação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Resta ficar na torcida para que os testes avancem, que o produto seja comercializado e chegue logo aos nossos celul #@$% (o sinal foi interrompido antes da conclusão do salvamento dessa informação).

Vantagens antena usp

(Arte: Caio Benedetto/ Jornal da USP)



Deixe uma resposta